sábado, 11 de abril de 2009

Um tributo ao Apóstolo das Crianças

Foi sepultado hoje em Blumenau o chamado Apóstolo das Crianças. Trata-se do Pr. Woldemar Kinas, homem a quem devemos o exemplo de dedicação abnegada à causa de crianças menos favorecidas e em situação de risco. Foi ele que formatou e incentivou o que nossas igrejas fazem hoje em termos de Ação Social, quando nem se falava sobre o assunto. Fundou o Lar Betânia, Lar Betel e foi cofundador do Lar Joao 3.16. Nunca deixou de se preocupar e quase que como uma obsessão, buscou por todos os meios, dar sustentabilidade às crianças abrigadas nestas instituições. Ocupou-se até a morte, aos 86 anos, com o idel que defendia. É de sua autoria a famosa frase: "Quem não investe na criança, hipoteca o futuro." Fez desta frase seu ideal de vida e conseguiu contagiar muitos outros com ela, com suas palavras e seu estilo de vida. Sempre muito respeitador, ético, correto e de moral ilibada. O mundo fica mais pobre com sua ausência, porém mais rico com seu legado.
Devo muito a ele naquilo que sou, com seus sábios conselhos, considerações e exemplo. Mesmo com sua idade avançada ligava para mim se preocupando comigo, minha família e a instituição de que sou responsável. Minha alma sente falta dele, porém meu estilo de trabalho tem muitas marcas deixadas por ele.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Deixar-se presentear pela graça

A forma que temos para viver em liberdade é reconhecer a atuação da graça de Deus sobre nossas vidas. E refirme-se sempre: graça totalmente gratuita. Esta liberdade nos livra do medo e da ansiedade, pois passamos a confiar no cuidado de Deus.

Deixar-se presentear pela graça nesta páscoa, é aceitar deixar-se perdoar, confiar, ser curado/a e ter esperança de que a ressurreição de Cristo não foi vã, mas é a prova de nossa vivificação.

Transcrevo abaixo uma pérola do Fernando Albano num de nossos devocionais sobre este assunto:
"Geralmente as pessoas têm senso de reivindicação. Isto ocorre por pensarem que possuem méritos. Assim, onde houver méritos haverá reivindicação. Contudo, no Reino isto não se aplica, pois somos pecadores diante de Deus e, portanto, a base de nossa relação com Ele encontra-se na Sua graça. Definitivamente não há lugar para o mérito humano no Reino de Deus. Portanto, todos os que são alvos da graça de Deus acabam desenvolvendo uma capacidade curiosa, a saber: são capazes de se deixar presentear. Somente estes são justificados por Deus porque aceitam ser aceitos, se permitem embalar nos braços do amor e do perdão. Para os filhos de Deus, cônscios da graça do Pai, tudo é presente, é dádiva. Não há reivindicação, nem ostentação de méritos, mas somente gratidão e ação de graças."

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

domingo, 5 de abril de 2009

Sua graça responde orações duplamente

Lembro-me de um grupo de amigos que, toda sexta-feira, nos reuníamos para orar e conversar sobre as "coisas de Deus". Era um tempo de certa ingenuidade e imaturidade espiritual para todos nós, mas foi um tempo em que crescemos muito, colocando diante de Deus nas madrugadas (algumas frias outras quentes cheias de mosquitos), nossos sonhos e ideiais bem como nosssas fraquezas. Trago boas lembranças deste tempo que formataram minha maneira de trabalhar no Reino, especialmente destes amigos que me ajudaram nisto: Moisés Silva, Allan, Giovane, Marcos Rosa, Jefferson, Nino, José's (um deles já morto), Ozias e Oziel Volanski, Samuel, Joaquim, Emerson, Jarede, Daniel (e seu imão).Todos cheios de desejos de servir melhor a causa do Mestre, passávamos horas em comunhão indizível, muitas das quais sem desejo de que terminassem.Uma de minhas orações era que de alguma forma, pudesse causar impacto de transformação de vidas e de fazer história. Assim, vejo hoje esta oração cumprida de um forma que não imaginava na época: de ter tido o privilégio de ajudar a escrever um livro sobre a história da maior igreja do estado de Santa Catarina, Joinville.